Banca de DEFESA: CLÁUDIA SIMONE CARNEIRO LOPES

DISCENTE: CLÁUDIA SIMONE CARNEIRO LOPES
DATA: 30/01/2014
LOCAL: sala de aula 02 do PGCult
TÍTULO: A Identidade Profissional pela Tessitura do Discurso de Funcionários/as da Escola Pública Estadual no Programa Profuncionário
PALAVRAS-CHAVES: Funcionários/as de escola. Identidade. Profuncionário. Memória. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar a identidade profissional de funcionários/as da escola da educação básica (merendeiros/as, vigias, secretários/as, zeladores/as, funcionários/as responsáveis pelas salas de multimídia, de vídeo e biblioteca), por meio dos discursos oficiais e dos discursos produzidos por estes/as em seu processo de formação no Programa Profuncionário – Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público. Isto ocorre da necessidade de conhecermos até onde o currículo do Programa, por meio do processo de formação, contribui para a construção de identidades. Logo, nosso ponto de reflexão centra-se na compreensão da identidade profissional, como algo plural que se entrelaça às representações sociais em torno de cada sujeito. Portanto, para realização da pesquisa, buscamos nos apoiar nas categorias de análise: identidade (Hall; Silva), memória (Halbwachs; Bosi), formação (Josso; Souza) e currículo (Sacristán), por meio das quais pretendemos compreender o universo de construção dos discursos que envolvem a identidade dos funcionários de escola. Para tessitura do estudo, partimos, inicialmente, dos discursos da história desses funcionários na educação brasileira; da criação do primeiro Programa de formação inicial para esses sujeitos e, consequente análise da relação do processo de formação, através do currículo do Programa e a constituição das identidades desses/as funcionários/as. Procedemos à análise de documentos, fotos e registros de atividades desenvolvidas durante a formação, de modo a tentarmos compreender que identidades se articulam na construção desses sujeitos como profissionais. Recorremos, ainda, à técnica de entrevistas abertas, bem como à análise das narrativas pessoais, por meio do olhar sobre os memoriais de formação e sobre as vozes dos sujeitos funcionários/as. Neste estudo, organizado em quatro capítulos, apresentamos a construção do objeto e sua tessitura, como resultados de nossa trajetória de abordagem.
Presidente - 6407418 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA
Externo ao Programa - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA