Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE MILTON EWERTON SANTOS

DISCENTE: JORGE MILTON EWERTON SANTOS
DATA: 19/03/2014
LOCAL: Sala de aula 1 do PGCULT/CCH
TÍTULO: O TEATRO NO ESPAÇO ESCOLAR: narrativas autoetnográficas sobre o processo de ensino e aprendizagem no Colégio Universitário/UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Narrativas Autoetnográficas. Espaço Escolar
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O objetivo principal desta pesquisa de caráter qualitativa e autoetnográfica, é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir dos pontos de vista dos alunos que vivenciaram o fazer teatral nos anos de 2010 a 2012 e dos significados sociais que eles conferem às praticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Nóvoa, Perrenoud, Viola Spolin, Ingrid Dormien Koudela, Sandra Chacra, Desgranges, Narciso Telles, busco um olhar etnográfico do Estudo do Teatro conduzido pelo autor desta pesquisa no Colégio Universitário/UFMA. O estudo enfoca experiências realizadas no espaço escolar e fora dela com alunos do ensino fundamental. Tomando por base a descrição em forma narrativa dos processos vivenciados no espaço escolar a partir de depoimentos dos alunos participantes do grupo de teatro da referida escola. A partir de seus testemunhos, evidencio levantar as contribuições do teatro para sua formação pessoal. Os dados serão coletados por meio de conversas diretamente com os alunos participantes, a ser registradas por meio de entrevistas semiestruturadas. Com esta pesquisa, busco empreender quatro categorias de análise, o que me permitiu compreender a prática teatral como forma de socialização, como recurso didático para a aprendizagem, como despertar da criatividade e interação com a comunidade escolar e a reflaxão crítica e contextualizada que proporciona aos seus aprendizes.
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR