Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ANTONIO PINHEIRO JUNIOR

DISCENTE: JOSE ANTONIO PINHEIRO JUNIOR
DATA: 28/03/2014
LOCAL: sala de aula 01 do PGCult
TÍTULO: O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO NO IMAGINÁRIO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Imaginário; Mito; Devaneio; Heurísticas; Educação
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo central fazer uma interpretação de como os professores de filosofia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão entendem, compreendem e representam o mito da caverna de Platão. Trata-se de fazer uma apreensão através da aplicação de heurísticas do imaginário dos professores frente ao mito da caverna. Nesta direção apresentamos um panorama da trajetória do ensino da filosofia na rede média de ensino, falando tanto de sua retirada como disciplina como de seu retorno em 2008. Nesta etapa frisamos três projetos educacionais e sua relação com o ensino de filosofia, fazendo referência aos jesuítas, aos militares e ao processo de redemocratização da sociedade brasileira. Quanto ao imaginário enquanto referencial teórico tomamos como referência a obra A Poética do Devaneio de Bachelard e apresentamos os aspectos gerais da teoria do imaginário de Durand esboçando os conceitos centrais da imaginação simbólica como do seu conceito de trajeto antropológico do imaginário. Quando nos reportamos ao conceito de imaginário fizemos questão de frisar a crítica de Durand ao positivismo e ao modelo racional clássico, notamos que o imaginário surge como um novo paradigma de abordagem dos processos simbólicos do imaginário revalorizando a dimensão mítica do homem.
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1163317 - JOAO DE DEUS VIEIRA BARROS