Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIRE ASSUNÇÃO SOUSA ARAÚJO

DISCENTE: MEIRE ASSUNÇÃO SOUSA ARAÚJO
DATA: 11/06/2014
LOCAL: Sala de aula 2 do PGCULT/CCH
TÍTULO: APRENDIZAGENS ESTÉTICAS ONLINE: mídias expográficas em ambientes virtuais de aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Museus Virtuais. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação online. Ciberespaço.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Estudo sobre as possibilidades de utilização pedagógica de museus virtuais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Aborda-se a necessidade de explorar ferramentas educativas que levem em consideração as especificidades do campo das Artes Visuais, sobretudo no contexto das licenciaturas ofertadas na Educação online. Almejando identificar as peculiaridades dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados nessa modalidade educativa, analiso um conjunto de atividades didáticas comparando dados obtidos através da observação do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão. A análise comparativa atesta que as proposições pedagógicas desta última centram-se na produção de textos escritos, enquanto a primeira apresenta abordagens didáticas de fruição de imagens, ainda que apresente fragilidades em se tratando da mediação e disposição das obras nesse espaço. Nota-se que as duas Instituições pouco exploram o campo da expografia virtual. Assim, discute-se sobre o campo do ciberespaço, que permite reunir diferentes locais a serem integrados aos espaços de ensino em questão. Discute-se, ainda, a importância do corpo avatar nas vivências educativas processadas em âmbito virtual, haja vista que esta nova categoria de sujeito sugere novas dinâmicas formativas.
Interno - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Externo à Instituição - LUIS CARLOS COSTA FONSECA - UEMA