Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA NEUZA ARAUJO FERREIRA

DISCENTE: ANA NEUZA ARAUJO FERREIRA
DATA: 18/07/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: A ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO NO PANORAMA CULTURAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Música do Estado do Maranhão. História. Ensino. Música. Currículo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: esta pesquisa situa o ensino de música no Nordeste brasileiro e, nesse contexto, o ensino de música no Estado do Maranhão, especificamente na capital São Luís, onde encontra representatividade na instituição Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM). O estudo estabelece o recorte temporal da existência da EMEM em São Luís, de 1974 até os dias atuais, buscando verificar a trajetória da instituição ao longo de 40 anos de atividade ininterrupta. Trata-se de uma pesquisa histórica de caráter qualitativo, com foco no perfil da instituição e no currículo vigente desde a sua criação. São utilizadas fontes bibliográficas e documentais, como currículo, relatórios oficiais, dossiês, folders, programas e cartazes, localizados no arquivo e biblioteca da instituição e da Secretaria de Estado da Cultura. Também utiliza a coleta de depoimentos orais, através de entrevistas, e escritos, por meio de questionários, aplicados aos diferentes segmentos que compõem a instituição, quais sejam, gestor e ex-gestores, corpos docente, discente e administrativo. A análise do currículo fundamenta-se nos escritos de Sacristán (2000) e Silva (1999), mas apoia-se no pensamento de estudiosos da pedagogia musical como Amato (2012), Swanwick (2003), Fonterrada (2005) e Penna (2010). Os dados recolhidos e analisados possibilitam uma visão orgânica do perfil da instituição estudada, sua trajetória durante 40 anos de existência, bem como a melhor compreensão das suas características e perspectivas, no atual cenário cultural em que se insere.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo ao Programa - 1086484 - RICARDO MAZZINI BORDINI