Banca de DEFESA: THAYS FERNANDA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: THAYS FERNANDA SILVA DOS SANTOS
DATA: 31/07/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: PERSPECTIVAS DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise do curso de Licenciatura em Pedagogia do NEAD-UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligências Múltiplas. Psicologia Cognitiva. Educação a Distância.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Esta pesquisa tem por base a teoria das inteligências múltiplas e as implicações da sua trajetória de desenvolvimento para a Educação a Distância. O objetivo maior do estudo é o de entender a maneira como as competências intelectuais humanas estão sendo estimuladas e combinadas no contexto da EaD, produzindo outras formas de ensino-aprendizagem capazes de fomentar diferentes habilidades. Para a realização desta análise, foram utilizados procedimentos pautados numa metodologia quantitativa com algum tratamento qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo. Do ponto de vista conceitual, a pesquisa partiu da medição/avaliação de variáveis comportamentais e/ou socioafetivas passíveis de serem medidas, comparadas e/ou relacionadas no decurso da investigação empírica e, também, da aplicação de questionários válidos e estandardizados através da técnica de amostragem probabilística aleatória simples. Participaram do estudo 35 (trinta e cinco) acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal do Maranhão (NEAD-UFMA) e, por meio da técnica de notação e inquérito, buscouse traçar o perfil cognitivo e as competências de domínio tecnológico dos estudantes bem como explorar uma variedade de exercícios propostos pelos professores no ambiente Moodle para a promoção da aprendizagem dos discentes. Os resultados obtidos revelaram a existência de certa heterogeneidade na média dos escores de autoidentificação com IM dos estudantes que formaram a amostragem. Todavia, apesar de não haver dominância de nenhuma inteligência particular com a aplicação da Lista de Conferência das Inteligências Múltiplas, constatou-se maiores médias para os escores de autoidentificação das inteligências linguística e intrapessoal com o emprego do Questionário Icônico. Já o exame das atividades realizadas no Moodle revelou que – apesar das inúmeras possibilidades de tarefas que o ambiente admite, as inteligências linguística e lógico-matemática vêm sendo, entre outras capacidades, as mais valorizadas na EaD. Ademais, pôde-se perceber que o parâmetro adotado pelos professores para atribuir notas aos alunos é resumido em termos de habilidades de leitura, escrita e solução de problemas lógicos.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR