Banca de DEFESA: ANTONIO ZAQUIEL BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: ANTONIO ZAQUIEL BARBOSA DA SILVA
DATA: 25/09/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE MEDIAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO: um diálogo entre Vigotski e Paulo Freire
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia histórico-cultural. Pedagogia freireana. Relações de mediação. Aprendizagem e desenvolvimento
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A investigação trata sobre as correlações entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia freireana, analisando as relações de mediação enquanto um instrumento de aprendizagem e desenvolvimento humano. A delimitação da pesquisa incide sob a hipótese de que as relações mediadas, na perspectiva da psicologia de Vigotski e na pedagogia de Freire, podem fomentar significativas contribuições para a construção do conhecimento na prática educativa, implicando, inclusive, a reorganização curricular. A análise tem caráter teórico-bibliográfica inserida nos pressupostos epistemológica do materialismo histórico e dialético. Portanto, fundamenta-se na posição teórico-metodológica de um movimento dialético das relações humanas, sugerindo que a realidade concreta é um todo estruturado em constante estado de desenvolvimento. Por essa concepção, o homem é um ser histórico e ativo que, além de se apropriar de artefatos materiais e simbólicos presentes na cultura, constrói suas relações e as transforma. No âmbito da educação escolar, impõe-se a necessidade de relações de mediação, seja no âmbito das operações mentais, mediadas pelos sistemas de signos ou, na relação professor-aluno dentro da dinâmica do processo de ensino e de aprendizagem. Partindo dessas proposições, a pesquisa sustenta que a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito se efetivam por meio de elementos mediatórios, numa dimensão simbólica e prática.
Presidente - 1194037 - JOSE FERNANDO MANZKE
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO