Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIO CAMARA ARAUJO

DISCENTE: PATRICIO CAMARA ARAUJO
DATA: 30/09/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: ROMANCE DE FORMAÇÃO “BILDUNGSROMAN”, CONSCIÊNCIA E CULTURA: uma interlocução filosófico-literária entre Goethe e Hegel
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Verossimilhança.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O romance filosófico do genebrino Jean-Jacques Rousseau intitulado A Nova Heloísa, alcançou o status de ser o romance mais conhecido na França do século XVIII, chegando a um número extraordinário de 100 edições. O amor e o dever será nesta obra o que marcará o conflito que decidirá a felicidade enquanto possibilidade. Os termos natureza e sociedade estão o tempo inteiro presentes na obra, assim como as noções de mimese romanesca e verossimilhança - culminando no problema do gosto. Não obstante surgem denúncias e críticas à sociedade, tanto para com a monarquia quanto para com a intolerância religiosa do clero. É um romance de amor, é um romance filosófico, é um romance enciclopédico e epistolar. Característica última esta que permite que o termo romanesco seja notadamente diluído por seu teor adocicado e pérfido possibilitando o surgimento de um termo mais forte e adequado para uma nova forma de escrita respeitadíssima pelo século posterior ao XVIII: Romântico. Inconformado com o cientificismo exacerbado pela razão neste período, Rousseau estará preocupado em resgatar o sentimento, algo marcadamente humano, mas que parece esquecido numa sociedade corrompida, em que atuam homens superficiais e despreocupados com o interesse pelo próximo, pela pátria, pela virtude. A literatura da Nova Heloísa é uma confissão verossímil em Rousseau, um mapa de como escolhemos e de como podemos escolher a vida antes que a tragédia nos feche os olhos e, neste ínterim, podemos decidir entre o peso de existir e a dureza de viver. Se os homens corrompidos pela razão são capazes das maiores atrocidades, o coração do homem bom é permeado de amor. A razão, nos indica Rousseau, é a segunda batida do nosso coração quando estamos preparados para ouvir a primeira: o amor.
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Externo à Instituição - MARIA CONSTANÇA PERES PISSARRA - PUC - SP