Banca de DEFESA: DAYSE MARINHO MARTINS

DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 27/10/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 – 2013)
PALAVRAS-CHAVES: História da educação. Currículo. Ensino. História do Maranhão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Pesquisa centrada na análise histórica e documental acerca do percurso de legitimidade e desenvolvimento da disciplina História do Maranhão no currículo da rede pública de ensino estadual a partir do ano de 1902, quando foi estabelecida a disciplina, no currículo da Escola Normal, em São Luís - MA. Objetiva-se analisar como a disciplina História do Maranhão vem sendo ministrada no sistema estadual de ensino por meio do currículo oficial. Para tanto, são consideradas as contribuições dos estudos sobre a Nova História, especificamente em História Cultural. A análise sobre Currículo se fundamenta nos princípios teóricometodológicos da Nova Sociologia da Educação através da História das disciplinas escolares de Ivor Goodson e André Chervel que ressalta o aspecto político do currículo, bem como o caráter de tradição presente na implantação das disciplinas escolares; aproximando o estudo em História da Educação à pesquisa histórica. A pesquisa é qualitativa, tendo como método de abordagem, o hipotético-dedutivo; e o comparativo como método de procedimento. Nesse sentido, aborda-se o processo de implantação da disciplina História do Maranhão em 1902, as principais concepções didáticas no trabalho com a referida disciplina no decorrer do século XX e sua caracterização vigente nas diretrizes curriculares da rede estadual de ensino. Para tanto, utiliza-se, enquanto fontes: Regulamentos do ensino público entre 1902 e 1915, os jornais “A Pacotilha” e “Diário do Maranhão” periódicos da primeira década do século XX, os principais livros didáticos abordados na disciplina e a proposta curricular da rede estadual de ensino do ano de 2013. Por meio do estudo, identifica-se a concepção de História que norteou a abordagem da disciplina e seus desdobramentos na formação do aluno a partir de pressupostos da história local. Assim, contribui-se para a escrita de uma nova História da Educação Maranhense com base na interpretação do currículo escolar e sua relação com a cultura local.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1194037 - JOSE FERNANDO MANZKE