Banca de DEFESA: MEIRE ASSUNÇÃO SOUZA ARAÚJO

DISCENTE: MEIRE ASSUNÇÃO SOUZA ARAÚJO
DATA: 24/10/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: APRENDIZAGENS ESTÉTICAS ON-LINE: Mídias Expográficas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Museus Virtuais. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação on-line. Ciberespaço.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Estudo sobre as possibilidades de utilização pedagógica de museus virtuais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Discute-se a necessidade de explorar ferramentas educativas que levem em consideração as especificidades do campo das Artes Visuais, sobretudo no contexto das licenciaturas ofertadas na educação on-line. A partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados nessa modalidade educativa, aborda-se um conjunto de atividades didáticas comparando dados obtidos através da observação do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão. A análise comparativa atesta que as proposições pedagógicas desta última centram-se na produção de textos escritos, enquanto a primeira apresenta diversas abordagens didáticas voltadas para a fruição de imagens. Não obstante, nota-se que as duas Instituições pouco exploram a expografia virtual. Assim, reflete-se sobre o campo do ciberespaço, que permite reunir diferentes locais a serem integrados aos espaços de ensino em questão. O estudo atenta para a importância do corpo virtualizado nas vivências educativas processadas em âmbito digital, haja vista que esta categoria de sujeito sugere novas dinâmicas formativas. Por fim, problematiza-se as possibilidades museográficas na realidade virtual e suas ressonâncias nos processos educativos.
Externo à Instituição - ANDREIA MACHADO OLIVEIRA - UFSM
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR