Banca de QUALIFICAÇÃO: ODLA CRISTIANNE PATRIOTA ALBUQUERQUE

DISCENTE: ODLA CRISTIANNE PATRIOTA ALBUQUERQUE
DATA: 05/12/2014
LOCAL: sala de videoconferência do NEAD/ UFMA
TÍTULO: O USO DAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0 NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um estudo na escola de Idiomas Yázigi na cidade de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Ensino-aprendizagem. Web 2.0. Tecnologias da informação e Comunicação (TIC).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Considerando-se a sociedade em rede, o uso de tecnologias e o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, esta pesquisa - que tem como metodologia o estudo de caso - questionou se o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Para tanto, buscou-se analisar se as TIC oferecem ferramentas capazes de melhorar/facilitar o processo de ensino-aprendizagem da língua em estudo, bem como se a web 2.0 é a plataforma que oferece melhores ferramentas para tal processo. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar as potencialidades das ferramentas da web 2.0 e a sua utilização junto ao corpo docente e discente da escola de idiomas Yázigi, em São Luís, Maranhão. Foram coletados dados de docentes e discentes através da aplicação de questionários, realização de grupos de foco e observações não-participantes. Os dados obtidos por meio das questões fechadas serão tratados com estatística simples através do software Excel, ao passo que as questões abertas referentes aos questionários e às narrativas dos grupos de foco serão tratadas utilizando-se análise de conteúdo das falas e opiniões das amostras obtidas. Em seguida, será realizada uma análise de todos os dados coletados de forma a correlacioná-los obtendo-se conclusões mais precisas acerca do uso das ferramentas da web 2.0 no ensino e aprendizagem da língua inglesa por parte dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Frisando-se que todo o conteúdo obtido será analisado tendo em mente o referencial teórico que norteou este estudo, bem como os objetivos propostos na pesquisa desde o seu início.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO