Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANIEL MENDES DA SILVA

DISCENTE: NATANIEL MENDES DA SILVA
DATA: 10/12/2014
LOCAL: sala de videoconferência do NEAD/ UFMA
TÍTULO: A METODOLGIA WEBQUEST NA AULA DE LITERATURA: um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino médio do IFMA
PALAVRAS-CHAVES: WebQuest, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Web 2.0.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A pesquisa tem como propósito avaliar as potencialidades da metodologia WebQuest para o ensino e a aprendizagem de Literatura. O trabalho resulta de um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa realizado com 31 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública federal na cidade de São Luís. No decorrer do estudo são examinados os desafios e potencialidades da metodologia no que concerne ao interesse dos alunos pela discussão da obra Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector, bem como à promoção do letramento literário desses alunos. O trabalho apresenta ainda uma discussão sobre cultura, cibercultura, práticas de letramento digital, ensino de literatura no ensino médio e a inserção da metodologia WebQuest nas aulas. Durante a pesquisa, foi desenvolvida e aplicada aos alunos a WebQuest intitulada Aventura na Web com Clarice Lispector. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários e entrevista com os alunos. Os dados obtidos indicam que a metodologia WebQuest constitui uma boa estratégia pedagógica para o ensino de Literatura e que, quando associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pela discussão de obras literárias e por novas leituras.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO