Banca de QUALIFICAÇÃO: RARIELLE RODRIGUES LIMA

DISCENTE: RARIELLE RODRIGUES LIMA
DATA: 09/12/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PIO XII-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Gênero. Prática de ensino. Pio XII
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A construção da disciplina Educação Física esteve ligada a discursos que consideram a diferença sexual estritamente biológica para a delimitação de suas atividades e conteúdos. No intuito de compreender a sistematização das aulas práticas de Educação Física no Município de Pio XII – MA, utilizo o método etnográfico proposto por Stéphane Beaud e Florence Weber (2007) em uma socio-antropologia para a construção das informações por intermédio de entrevistas, grupos focais e observações participantes e da análise do discurso proposta por Michel Foucault (2012) para a compreensão dos discursos emitidos nas entrevistas e nos grupos focais. O referido município foi escolhido por apresentar a separação de turmas por sexos nas aulas de Educação Física escolar na rede pública de ensino. Assim, estabeleço nas seções que compõem o texto a apresentação das perspectivas teóricas, uma genealogia da construção da disciplina de Educação Física no Brasil e em Pio XII, além da descrição de fatos importantes para o entendimento da construção das representações de gênero no município.
Externo à Instituição - ELIZABETH SOUSA ABRANTES - UEMA
Presidente - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA