Banca de DEFESA: ANA NEUZA ARAUJO FERREIRA

DISCENTE: ANA NEUZA ARAUJO FERREIRA
DATA: 19/12/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: A ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO: UM ESTUDO HISTÓRICO-ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Música do Estado do Maranhão. História. Ensino musical. Nordeste.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Esta dissertação é uma pesquisa histórica de caráter qualitativo e quantitativo sobre a Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM). O estudo estabelece o recorte temporal da existência da EMEM em São Luís, de 1974 até os dias atuais, buscando verificar a trajetória da instituição ao longo de quarenta anos de atividade ininterrupta. A pesquisa tem seu foco no aspecto organizacional da instituição e a forma como desenvolve sua atividade pedagógico-musical. O primeiro capítulo apresenta a metodologia e os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa. O segundo capítulo contextualiza o ensino de Música no Nordeste brasileiro através das principais formas de manifestação musical que ali se desenvolveram, a saber: música religiosa, música nas Casas de Educandos Artífices, bandas de música, atividades musicais nos teatros, nas escolas, conservatórios e escolas de música, e Universidades. O capítulo três trata especificamente do ensino de Música no Estado do Maranhão, seguindo os mesmos critérios estabelecidos para os demais Estados do Nordeste. No quarto capítulo, é feito um estudo detalhado da instituição, desde a sua estrutura física aos diversos segmentos que a compõem, quais sejam, gestores, corpo docente e técnico-administrativo e corpo discente. Foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais, como relatórios oficiais, dossiês e programas, localizados no arquivo e biblioteca da instituição e na Secretaria de Estado da Cultura. A pesquisa utilizou a coleta de depoimentos orais, através de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, e o questionário como ferramenta para a abordagem do corpo discente iniciante, buscando conhecer e registrar diferentes pontos de vista sobre a EMEM. Os dados recolhidos e analisados possibilitam uma visão orgânica do perfil da instituição estudada, bem como a melhor compreensão das suas características e perspectivas, no atual cenário cultural em que se insere.
Externo à Instituição - FABIO ADOUR DA CAMARA - UFRJ
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR