Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO COIMBRA

DISCENTE: FABIO COIMBRA
DATA: 18/12/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: LIBERDADE E DEMOCRACIA: Fundamentos e fins do desenvolvimento na perspectiva de Amartya Sen
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Humano. Ética. Liberdade de escolha. Democracia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa é investigar a relevância da liberdade (leia-se: liberdade de escolha) e da democracia para a compreensão da teoria do desenvolvimento (em sua perspectiva humana) nas obras do filósofo e economista indiano Amartya Sen. Quanto à estrutura, este trabalho (neste capítulo inicial) compõe-se de três partes. Na primeira, faz-se uma breve abordagem sobre a origem do conceito de desenvolvimento remontando-se ao campo da biologia para, em seguida, entender como se dá a sua passagem para o estudo da vida em sociedade. Na segunda, investiga-se a relevância da ética na promoção do desenvolvimento. Será argumentado que essa relevância aumenta na medida em que ética e economia se unem, e diminui na medida em que elas se separam. A terceira e ultima parte, à sua vez, será composta de duas seções. Na primeira, tecem-se considerações sobre a perspectiva da liberdade e, na segunda, sobre a perspectiva da democracia. Sob o ponto de vista do papel da primeira argumentar-se-á que esse consiste em predispor os indivíduos para a escolha do tipo de vida que eles realmente desejam viver. Já sob a perspectiva da segunda, argumentar-se-á que a prática da democracia significa dar aos cidadãos a oportunidade de participar do poder, para o que se torna fundamental que os indivíduos tenham tempo para participar da política.
Presidente - 1750734 - MONICA TERESA COSTA SOUSA
Externo ao Programa - 1795342 - WELLINGTON LIMA AMORIM