Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GARDENIA LIMA MARTINS

DISCENTE: ANA GARDENIA LIMA MARTINS
DATA: 05/03/2015
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO VIRTUAL: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Estilos de Aprendizagem. Estilo de uso no espaço virtual.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Nestes tempos de utilização em massa das tecnologias educacionais, a Educação a Distância vem sendo praticada com uso de ferramentas e recursos diversos que estrategicamente tendem a pluralizar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo parte da investigação que pretende verificar se diante das atuais exigências dos paradigmas educacionais, os cursos na modalidade a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA têm trabalhado de modo a utilizar os recursos e ferramentas disponibilizados pelas TIC sob a perspectiva dos Estilos de Aprendizagem e, conhecer qual o Estilo de Aprendizagem e o Estilo de Uso no Espaço virtual são predominantes entre os educandos destes cursos. A busca por estes resultados justifica-se no propósito de verificar nas descrições dos educandos de EaD seus entendimentos e quais suas preferências em relação a esses estilos, pois considera-se que este reconhecimento seja uma boa análise tanto para o educando quanto para o educador, no sentido de melhor desenvolver as estratégias de aprendizagem, assim como diversificar os métodos de ensino e utilizar qualitativamente os recursos disponíveis. A metodologia se perfaz em uma pesquisa quantitativa, por meio de um estudo de caso exploratório-descritivo, utilizando o questionário QUEA de Honey e Alonso (2002) sobre estilos de aprendizagem e o questionário Estilo de uso do espaço virtual (BARROS, 2011), além da adaptação de cinco questionamentos elaborados pela autora. Através dos Estilos de Aprendizagem, podemos obter orientações, percepções e caminhos que possibilitem reconhecer as peculiaridades e preferências dos indivíduos envolvidos.
Externo à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES - UFPE
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR