Banca de QUALIFICAÇÃO: GIRSIVANIA TEIXEIRA DOS PRAZERES

DISCENTE: GIRSIVANIA TEIXEIRA DOS PRAZERES
DATA: 24/03/2015
LOCAL: Coordenação do PGCULT
TÍTULO: A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO DO CURSO DE FILOSOFIA A DISTÂNCIA DA UEMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação a distancia. Tutoria. Mediação. Emancipação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O trabalho se apresenta como uma averiguação da prática de um sujeito educacional da modalidade de Educação a Distancia, o chamado ‘tutor de educação a distancia’, o qual se justifica pela sua ação indispensável no processo ensino aprendizagem. Assim investigaremos a prática do tutor a distância em relação a mediação do conhecimento com o aluno do Curso de Filosofia a distância da Universidade Estadual do Maranhão. Para que cheguemos ao resultado dessa pesquisa buscamos nos apoiar nas literaturas de autores de EaD como João Mattar, Mathias Gonzalez, como também nos Referenciais de qualidade para educação a distancia da ABED; na fundamentação teórica buscamos autores da filosofia como Walter Benjamin e Theodor Adorno, e na realização da pesquisa de campo, faremos entrevistas com os tutores a distância do curso e aplicação de questionários com os alunos, a fim de que, através dessa verificação possamos identificar mais precisamente o perfil desse profissional, no que tange seu aspecto material, pedagógico e social, e que isso possa nos auxiliar em um modelo, ou proposta de capacitação que contribua para uma mediação mais autônoma na construção do conhecimento.
Externo à Instituição - ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO - UMSP
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR