Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA KARLA DA ANUNCIACÃO SILVA

DISCENTE: MAYARA KARLA DA ANUNCIACÃO SILVA
DATA: 17/04/2015
LOCAL: Sala de aula 01 PGCULT
TÍTULO: A educação cultural e artística na comunidade estudantil do IFMA de Açailândia: uma análise das ações socioculturais e artísticas no ensino de Arte na EPT.
PALAVRAS-CHAVES: AÇÃO. ARTE. CULTURA. EDUCAÇÃO. ENSINO.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O ensino de Arte na Educação Profissional e Tecnológica engendra ações artístico-socioculturais e educacionais modificadoras dos processos que permeiam a educação humana, no interior dos institutos profissionais e na sua relação com a comunidade local. Nesse contexto, a escola profissional deixou de ser um local para a educação de homens-máquinas, abrindo suas percepções para uma educação mais humanista, em que a educação artística e cultural se tornam essenciais para o processo de aprendizagem. O trabalho analisou a educação cultural e artística através das ações artístico-socioculturais desenvolvidas no ensino de Arte do IFMA de Açailândia, à luz da teoria Histórica Cultural e das influências dos Estudos Culturais sobre a educação, que se evidenciaram nos contextos interdisciplinares e nas construções interculturais do processo educacional, desenvolvendo uma ação cultural na escola e na comunidade local. A metodologia utilizada para análise do objeto de estudo foi a pesquisa-ação, englobando na metodologia as pesquisas quantitativas e qualitativas, além do estudo de campo. Esta pesquisa objetivou contribuir com a área da arte-educação a partir das experiências e percepções do professor e dos educandos de Arte que, neste contexto científico, recebem o status de agentes culturais dos processos formativos desta educação artística e cultural.
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO