Banca de DEFESA: NATANIEL MENDES DA SILVA

DISCENTE: NATANIEL MENDES DA SILVA
DATA: 16/04/2015
LOCAL: Sala de aula 02 PGCULT
TÍTULO: A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE LITERATURA: um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino médio do IFMA
PALAVRAS-CHAVES: WebQuest. Literatura. Tecnologias da Informação e Comunicação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A pesquisa tem como propósito avaliar as potencialidades da metodologia WebQuest para o ensino e a aprendizagem de Literatura. A WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet. O trabalho resulta de um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa realizado com 31 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública federal na cidade de São Luís. No decorrer do estudo são examinados os desafios e potencialidades da metodologia no que concerne ao interesse dos alunos pela discussão da obra Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. Durante a pesquisa, foi desenvolvida e aplicada aos alunos a WebQuest intitulada Aventura na Web com Clarice Lispector. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários e entrevista com os alunos. Os dados obtidos indicam que a metodologia WebQuest constitui uma boa estratégia pedagógica para o ensino de Literatura e que, quando associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pela discussão de obras literárias.
Externo à Instituição - ADRIANA ROCHA BRUNO - UFJF
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR