Banca de DEFESA: ODLA CRISTIANNE PATRIOTA ALBUQUERQUE

DISCENTE: ODLA CRISTIANNE PATRIOTA ALBUQUERQUE
DATA: 16/07/2015
LOCAL: Sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: O USO DAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0 NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um estudo na escola de Idiomas Yázigi na cidade de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem. Ferramentas. Língua Inglesa. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Web 2.0.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Considerando-se a sociedade em rede, o uso de tecnologias e o ensino aprendizagem de Língua Inglesa, esta pesquisa - que tem como metodologia o estudo de caso – examinou em que medida o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Além disso, verificou-se como se dá a utilização das TIC nas aulas de Inglês, assim como foram identificadas as ferramentas da web 2.0 mais usadas no ensino-aprendizagem da língua em estudo. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar as potencialidades das ferramentas da web 2.0 e as suas utilizações junto ao corpo docente e discente da escola de idiomas Yázigi, em São Luís, Maranhão. Foram gerados dados de docentes e discentes através da aplicação de questionários, realização de grupos focais e observações não-participantes. Os dados gerados pelas questões fechadas foram tratados com estatística simples, por meio do software Excel, ao passo que as questões abertas, referentes aos questionários e às narrativas dos grupos focais, foram tratadas utilizando-se a análise de conteúdo das falas e opiniões das amostras obtidas. Em seguida, foi realizada uma análise de todos os dados gerados, de forma a correlacioná-los, obtendo-se conclusões mais precisas acerca do uso das ferramentas da web 2.0 no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, por parte dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Parte dos dados gerados foi analisada tendo em mente os oito princípios do Conectivismo (indicados por Siemens, 2004), assim como os objetivos propostos nesta pesquisa desde o seu início. Concluiu-se que as ferramentas da web 2.0 são utilizadas pelos docentes desde o planejamento de suas aulas até o uso em sala de aula, passando também pelo acompanhamento de resultados de aprendizagem via ferramentas de comunicação instantânea, ou não, grupos no Facebook e aplicativo WhatsApp, bem como através do acompanhamento de resultados de atividades realizadas pelos discentes no portal da escola, o House of English. Os discentes utilizam as ferramentas da web 2.0 de forma orgânica, não consciente, para o estudo da língua-alvo. Percebeu-se que, para eles, o Inglês é um meio de se obter informações na web, bem como desenvolver tarefas diversas, não sendo percebido um planejamento estruturado para se estudar a língua. Entretanto, ambos os grupos afirmaram ser importante o uso de tais ferramentas, além dos discentes terem inferido que o interesse por estudar a língua-alvo aumenta quando as ferramentas da web 2.0 são usadas em aula. Também foi observado durante a pesquisa que o uso de dispositivos móveis tem favorecido novas formas de estudo da língua, uma vez que os aprendizes dão preferência ao uso de aplicativos que congreguem em si exercícios e games, com resultado imediato, bem como a possibilidade de comunicação instantânea com o seu professor. Portanto, abrem-se novas perspectivas de estudo em torno das ferramentasrelacionadas à Mobile Learning.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA