Banca de DEFESA: EDILEIDE SANTOS LIMA

DISCENTE: EDILEIDE SANTOS LIMA
DATA: 30/07/2015
LOCAL: Coordenação do PGCult
TÍTULO: EVASÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: um estudo no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância do UemaNet
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Educação a Distância. Evasão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O crescimento de cursos a distância no Brasil é uma realidade, principalmente, os de graduação, desde a sua regularização na LDB 9394/96, no decreto 5.622 de 2005 e do surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar do crescimento dessa modalidade de ensino, há uma problemática que preocupa a todos, trata-se da evasão que é significativa. Dessa forma, essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada acerca da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia, realizada na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) mais especificamente no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet). Objetivou-se, investigar as causas da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância no período de 2009 a 2013. Para tanto, empreendeu-se um estudo quantitativo e qualitativo, um estudo de caso, utilizando-se para a coleta de dados, o questionário on-line para a coordenação de curso, a coordenação de polo presencial, os tutores a distância e os alunos evadidos do no período citado com a finalidade de entender a estrutura administrativa e pedagógica do referido curso, bem como as causas da evasão. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica e analise documental com o intuito de melhor entender o objeto investigado. Após a coleta de dados, os quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os qualitativos por meio de análise de conteúdo. Conclui-se que a evasão teve como causa principal, os problemas relacionados aos aspectos pessoais, pedagógicos e aos aspectos tecnológicos e não especificamente relacionados aos aspectos administrativos e pedagógicos do curso.
Externo à Instituição - ELISA ANTONIA RIBEIRO - IFTM
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR