Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ANA GARDENIA LIMA MARTINS

2015-07-23 14:43:14.249

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA GARDENIA LIMA MARTINS
DATA: 27/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Coordenação do PGCult
TÍTULO: ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO VIRTUAL: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA São Luis
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Estilos de Aprendizagem. Estilo de Uso no Espaço Virtual.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo parte da investigação que pretende verificar se diante das atuais exigências dos paradigmas educacionais, os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Biologia e Matemática e os cursos de Bacharelado em Administração e Administração Pública, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA têm trabalhado de modo a utilizar os recursos e ferramentas disponibilizados pelas TIC sob a perspectiva dos Estilos de Aprendizagem e, conhecer o Estilo de Aprendizagem e o Estilo de Uso do Espaço virtual predominantes entre os educandos destes cursos. A metodologia se perfaz em uma pesquisa quantitativa, compreendendo uma amostra de 206 alunos (68%) dos cinco cursos, analisados por meio de um estudo de caso exploratório-descritivo, utilizando o questionário QUEA de Honey e Alonso (2002) sobre Estilos de Aprendizagem e o questionário Estilo de Uso do Espaço Virtual (BARROS, 2011), além da adaptação de cinco questionamentos elaborados pela autora. Através dos resultados obtidos conseguiu-se identificar o Estilo Reflexivo como o Estilo de Aprendizagem predominante entre todos os cursos analisados e o EUBPEV - Estilo de Uso Busca e Pesquisa no Espaço Virtual (Reflexivo) predominante ao Estilo de Uso do Espaço Virtual. Dos cinco cursos, a maioria dos educandos afirmou: já ter algum conhecimento prévio sobre as duas teorias, com exceção do Curso de Licenciatura em Biologia; nunca ter analisado anteriormente o Estilo de Aprendizagem predominante, e; considera que os recursos utilizados pelos cursos os quais participam conseguem envolver os vários Estilos de Aprendizagem. Conclui-se que com estas informações sobre os Estilos de Aprendizagem, podemos obter orientações, percepções e caminhos que possibilitem reconhecer as peculiaridades e preferências dos indivíduos envolvidos, e assim projetar significativas estratégias a serem utilizadas no cotidiano escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Externo à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES - UFPE

fim do conteúdo