Banca de DEFESA: LUIZA CARVALHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUIZA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 29/01/2016
LOCAL: Sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: ESQUINA DA PESQUISA: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura em EaD da Ufma
PALAVRAS-CHAVES: Complexidade. Aprendizagem. Educação a Distância. Pesquisa. Material Educacional Digital.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Esquina da Pesquisa: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura na modalidade EaD da UFMA. A pesquisa descreve o processo de concepção, elaboração e validação de um Material Educacional Digital, denominado Esquina da Pesquisa, que objetiva subsidiar os alunos dos cursos de Licenciatura a distância da UFMA no desenvolvimento de competências necessárias ao pesquisador, com base na proposta metodológica de Educar pela Pesquisa, de Pedro Demo (2011). O trabalho resulta de um estudo multi-metodológico, que se enquadra nas chamadas Metodologias de Desenvolvimento (COUTINHO; CHAVES, 2001), com abordagens quantitativa e qualitativa, que contemplaram os processos concepção, desenvolvimento e avaliação do protótipo, e que envolveram: o estudo bibliográfico e documental; a elaboração do Design Pedagógico; e a avaliação, de caráter pedagógico e instrumental, realizada por meio de testes prospectivos com o usuário, tendo por base os critérios de ergonômicos de usabilidade de Dominique Scapin e Christian Bastien (1993); e entrevista semiestruturada com base nos critério de qualidade definidos por Demo (2005a; 2006), ambos realizados com um público de 5 (cinco) professores que atuam na EaD. Os instrumentos e técnicas de pesquisa foram analisados por meio de estatística simples e análise de conteúdo, respectivamente. O estudo discute ainda acerca da relação entre a ciência e o processo de ensino e aprendizagem, apresentando uma perspectiva reconstrutiva e transdisciplinar de conceber a aprendizagem; sobre a Universidade e sua relação com a pesquisa; sobre a aprendizagem online e suas possibilidades no contexto da complexidade; e o Educar pela Pesquisa, que fundamenta a pesquisa como princípio científico e educativo. Os dados obtidos possibilitaram indicar se a interface e a proposta pedagógica do Material Educacional Digital desenvolvido constituem ou não uma estratégia diferenciada para o processo de ensino e aprendizagem da Pesquisa, e se, de fato, esta pode ser incorporada como atitude cotidiana, tanto em sua face formal, quanto política.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO