Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MOZANILDE SANTOS NUNES CABRAL

2016-06-13 18:02:39.394

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOZANILDE SANTOS NUNES CABRAL
DATA: 14/06/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Sala da Coordenação
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: práticas e desafios dos especialistas em Atendimento Educacional Especializado, das Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal de São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Salas de Recursos Multifuncionais
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo tem como proposta a investigação sobre a utilização das Tecnologias (Digitais) da Informação e Comunicação como recursos pedagógicos nas práticas da Educação Especial (EE), particularmente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O objetivo geral é conhecer as práticas e os desafios dos Especialistas em AEE das SRM da rede municipal de São Luís – MA, no que se refere à utilização das Tecnologias Digitais (TD) como recursos pedagógicos no atendimento realizado nesses espaços. Os objetivos específicos almejam: correlacionar TD como recursos pedagógicos na EE; mapear as ferramentas e ambientes digitais utilizados pelos especialistas no AEE; conhecer as práticas e usos pedagógicos das TD nas Salas de Recursos; e analisar os desafios e/ou dificuldades enfrentadas por esses profissionais no tocante à utilização dessas ferramentas no AEE ofertado nesses locais. A investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo em relação aos objetivos descritiva. Quanto aos Procedimentos adota a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Nesta última, usa-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário e entrevista aos professores especialistas que atuam no AEE, nas SRM da rede municipal. Diante dos resultados obtidos com a aplicação do questionário, verifica-se que, embora a incorporação das TD nas práticas do AEE, ofertado nas Salas de Recursos, estejam começando, os especialistas já fazem uso dessas ferramentas, principalmente jogos, softwares educacionais e softwares básicos, especialmente o editor de texto. Quanto aos desafios e dificuldades enfrentados, os professores apontam múltiplos fatores, como os relacionados à disponibilidade, à quantidade e à manutenção das tecnologias; à capacitação dos professores; à adequação dos cursos de capacitação para a EE; o domínio das tecnologias por parte dos professores, e referente às especificidades do alunado do AEE.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA - UNEB
Presidente - 1750734 - MONICA TERESA COSTA SOUSA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

fim do conteúdo