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Banca de QUALIFICAÇÃO: HERNANI VELOSO DE CARVALHO

2016-07-07 16:47:31.507

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERNANI VELOSO DE CARVALHO
DATA: 19/07/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 2
TÍTULO: O Ideal de Educação e Cidadania a partir da LDB: uma crítica sob o olhar de Jean-Jacques Rousseau
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania. Educação. J-J Rousseau. Educação Moral. LDBN.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A presente pesquisa subtende uma comparação analítica entre a Filosofia da educação de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e a LDBN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/1996, quanto a finalidade da Educação Básica que é a formação da cidadania. Para tanto, esta investigação apresenta como principais categorias de análise: a educação para a cidadania, o tema da cidadania na perspectiva de Rousseau e a concretização deste ideal através da funcionalidade escolar tal como está prescrito na LDB e nos PCN’S. Os referenciais bibliográficos desta análise partem das obras de Rousseau (1983, 1999, 2004), Dalbosco (2011), Derathé (2009), Vernant (2009), Descartes (1996) que nortearão as discussões na área de Filosofia; também, Cambi (1999), Pinsky & Pinsky, (2015), Streck (2004), Ghiraldelli (2009), Covre (2005), Delors (2012) e outras obras e autores convergentes no tema proposto. Identificaremos a crítica de J-J Rousseau ao ideal do progresso na perspectiva iluminista como um percurso de desconstrução e reconstrução moral sob a ótica da interioridade, sedimentando pela auto experiência, o conhecimento informal de si em relação às coisas e aos homens no âmbito social. Analisaremos o conceito de cidadania considerando os direitos e deveres como fatores inerentes à formação da sociedade civil, necessários ao processo de globalização da cidadania nas perspectivas da solidariedade e da alteridade, tendo como princípio norteador a Filosofia política de J-J Rousseau. Investigaremos, assim, sob o olhar de Rousseau, o ideal de educação e cidadania a partir da LDB, considerando aproximações e distanciamentos no que se refere à educação pública e a formação da cidadania nos moldes do pensamento rousseauniano, ou seja, uma iniciação moral e política a partir da Educação Básica. A fim de contribuir com o teor desta análise, será adotado como referencial a UEB “Senador Miguel Lins”, a qual se constituirá em locus e corpus para análises documentais e curriculares condicionantes de suas práticas pedagógicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407179 - MARIA OLILIA SERRA
Presidente - 1750734 - MONICA TERESA COSTA SOUSA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO

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