Banca de DEFESA: MOZANILDE SANTOS NUNES CABRAL

DISCENTE: MOZANILDE SANTOS NUNES CABRAL
DATA: 14/12/2016
LOCAL: sala 02 do PGCult
TÍTULO: USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: estudo nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública municipal de São Luís -MA
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Educação Especial. TIC na Educação Especial.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo aborda o tema da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas educativas do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa buscou responder à questão: como os docentes das SRM estão usando as tecnologias digitais (TD) em suas práticas educativas e quais os desafios que permeiam a integração dessas tecnologias no AEE? Objetivou-se, com o estudo, investigar as práticas e os desafios dos docentes do AEE das SRM da rede pública municipal de São Luís - MA, no que se refere à utilização das TD no atendimento desenvolvido nesses espaços. Especificamente, pretendeu-se investigar como se dão os usos das tecnologias digitais no AEE ofertado nas SRM; analisar os desafios enfrentadas pelos docentes no tocante à utilização das tecnologias no atendimento, nesses locais; e, identificar e apresentar sugestões para uma formação continuada para o uso das TD no AEE, a partir das propostas dos sujeitos participantes do estudo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adotou como meio a pesquisa de campo, e foi realizada em SRM de 15 escolas da rede pública municipal. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionário (25 docentes das SRM), e por meio de entrevista do tipo estruturada (8 docentes, dentre os respondentes do questionário). Na análise dos dados, usou-se a análise de conteúdo, seguindo o encaminhamento de Bardin (2016). Frente aos resultados obtidos, constatou-se que os usos das TD no AEE não ocorrem com muita regularidade, acontecem na modalidade de apoio ou suporte ao processo de ensino-aprendizagem e servem especialmente como ferramenta curricular e afetiva. Referente aos desafios para o uso, verifica-se que há múltiplas barreiras estruturais nas SRM. Em relação aos alunos, as dificuldades estão ligadas à falta de oportunidade para o desenvolvimento de suas habilidades, àquelas intrínsecas às NEE, e à falta de conhecimento prévio sobre as TD. Relacionados aos professores, destacam-se a falta de oportunidade para capacitação na área tecnológica e a falta de domínio na utilização das TD. Sobre as formações continuadas para o uso das TD no AEE os docentes defendem que estas devem pautar-se na adequada relação teoria-prática e centrarem-se no desenvolvimento das habilidades básicas de domínio técnico e pedagógico das tecnologias.
Co-orientador - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LIVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UPM