Banca de DEFESA: HERNANI VELOSO DE CARVALHO

DISCENTE: HERNANI VELOSO DE CARVALHO
DATA: 16/01/2017
LOCAL: Sala de Aula 01 do PGCult
TÍTULO: ROUSSEAU PARA O SÉCULO XXI: um olhar filosófico sobre a formação da cidadania a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Nº 9394/1996.
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania. Educação Moral. J-J Rousseau. LDBN.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A presente pesquisa subtende uma comparação analítica entre a Filosofia da educação de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e a LDBN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, quanto a finalidade da Educação Básica que é a formação da cidadania. Para tanto, esta investigação apresenta como principais categorias de análise: a cidadania, o tema da cidadania na perspectiva de Rousseau e a concretização deste ideal através da funcionalidade escolar tal como está prescrito na LDB e nos PCN’S. Os referenciais bibliográficos desta pesquisa partem das obras de Rousseau (1983, 1999, 2004), Dalbosco (2011), Vernant (2009), Descartes (1996), Fortes (1997), Freitas (2003), Pissarra (2002), Almeida Júnior (2009), que nortearão as discussões na perspectiva da Filosofia;também, Cambi (1999), Pinsky & Pinsky, (2015), Delors (2012), Santos (2011), Dozol (2006) e outras obras e autores convergentes no tema proposto. Identificaremos a crítica de J-J Rousseau ao ideal do progresso na perspectiva iluminista como um percurso de desconstrução e reconstrução moral sob a ótica da interioridade, sedimentando pela auto experiência, o conhecimento informal de si em relação às coisas e aos homens no âmbito social. Analisaremos o conceito de cidadania considerando os direitos e deveres como fatores inerentes à formação da sociedade civil, necessários ao processo de globalização da cidadania nas perspectivas da solidariedade e da alteridade, tendo como princípio norteador para o século XXI a Filosofia política de J-J Rousseau. Investigaremos, assim, sob o olhar de Rousseau, a formação da cidadania a partir da LDB, considerando aproximações e distanciamentos no que se refere à educação pública e a formação da cidadania nos moldes do pensamento rousseauniano. Nesse sentido, busca-se, por meio deste enfoque uma sensibilização moral e política do aluno do Ensino Fundamental tendo como o alvo do olhar crítico-filosófico a transversalidade da Ética como a prática escolar que se destina a formação da cidadania. A fim de contribuir com o teor desta análise, será adotado UEB “Senador Miguel Lins”, a qual se constituirá em locus e corpus para análises documentais e curriculares, levando ainda em consideração o espaço escolar o qual se constitui, juntamente com a transversalidade da Ética, em um dos fatores condicionantes de suas práticas pedagógicas.
Externo ao Programa - 407179 - MARIA OLILIA SERRA
Presidente - 1750734 - MONICA TERESA COSTA SOUSA