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Banca de DEFESA: WALLINE ALVES OLIVEIRA

2017-01-12 17:17:08.499

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLINE ALVES OLIVEIRA
DATA: 20/01/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula 02 do PGCult
TÍTULO: APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS E DINÂMICAS DE DIFUSÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DA CULTURA EM REDE: um estudo netnográfico com bandas da cena musical independente de São Luís - MA e Teresina - PI
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação. Cibercultura. Música Independente. Mídias Digitais. Sites de Redes Sociais.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo objetiva analisar as estratégias e as complexidades para difusão, circulação e consumo musical, tendo como escopo a apropriação dos espaços e ferramentas comunicacionais por parte de músicos da cena independente das cidades de São Luís - MA e Teresina - PI; refletir sobre os impactos desses recentes, porém transformadores, movimentos, frente à nova dinâmica da cultura na era digital; e, também, compreender tensões e desafios da autonomia e independência artística diante do mercado dominante da música. Em nosso primeiro caminhar metodológico, que foi o bibliográfico, buscamos a apreensão acerca da cultura online, associada às práticas de comunicação no ciberespaço. Devido a uma reestruturação na indústria fonográfica, foram abertas oportunidades, nas quais artistas independentes e fãs passaram a atuar no cerne do processo de transmissão e circulação da cultura, no âmbito virtual, em decorrência das apropriações dos atuais meios de comunicação digitais. Como as experiências socioculturais online se diferem das presenciais, consideramos significativo utilizar como aporte metodológico para a pesquisa empírica a etnografia online, ou netnografia. De cunho qualitativo, este estudo não oferta generalizações universais, pois é fundamentado em um contexto particular e específico. Todavia, entende-se que este estudo netnográfico pode levantar formulações teóricas que aprofundem a compreensão da complexa relação estabelecida nesse contexto. Os campos online estudados foram três Fanpages de bandas independentes das cidades de São Luís e Teresina. Para efetivar o estudo, foram combinados métodos diversos na pesquisa netnográfica, entre eles: observação direta participante nos sites de redes sociais, entrevistas face a face, observação – com um direcionamento específico - e coletas de dados arquivais (retirados das páginas de sites de rede sociais das bandas analisadas). Como amostra, tivemos três bandas independentes da cena musical das cidades supracitadas, cujos representantes foram entrevistados presencialmente na etapa da coleta de dados. Para a análise dos dados da pesquisa, seguimos os critérios propostos para o estudo netnográfico e o associamos a outros dois métodos: análise de entrevista e análise da conversação em rede. Após esse caminhar, nosso estudo identificou, em relação às bandas analisadas, as estratégias empregadas nos sites de redes sociais com vistas à participação e engajamento de fãs, objetivando alcançar a popularidade em rede. Analisamos ainda as dificuldades e desafios que os músicos independentes de nossa pesquisa enfrentam para fazer circular sua arte no ciberespaço; apontamos que este fato estar associado a mecanismos de controle das mídias tradicionais que estão ocupando o espaço virtual. Tão logo, a suposta neutralidade da rede pode ser uma utopia cada vez mais distante de ser alcançada. Nosso estudo é interdisciplinar e as bases de análises são as ciências da comunicação e os processos comunicacionais mediados por computadores (CMP), pois são parte constituinte e decisiva de novos costumes, formas de sociabilidade e práticas de relacionamentos sociais, fundidas no cotidiano diário de bilhões de pessoas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Co-orientador - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Presidente - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL
Externo à Instituição - THIAGO SOARES - UFPE

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