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Banca de DEFESA: LEONARDO SILVA SOUSA

2017-01-12 17:42:49.611

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO SILVA SOUSA
DATA: 20/01/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula 02 do PGCult
TÍTULO: DA VONTADE DESESPERADA EM QUERER TORNAR-SE SI MESMO À TRISTEZA DE NUNCA SERMOS DOIS: A QUESTÃO DO EU EM KIERKEGAARD E MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Søren Aabye Kierkegaard. Mário de Sá-Carneiro. Literatura. Filosofia. eu.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A pesquisa consiste em aproximar a filosofia de Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855) da literatura do poeta português Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) por meio de um tema que se desdobra nas obras dos autores: a questão do eu. Kierkegaard desenvolve este tema partindo da concepção de que o homem é uma síntese entre elementos heterogêneos – o finito e o infinito, o temporal e o eterno, a possibilidade e a necessidade. Em sua literatura, Sá-Carneiro trabalha esta questão apresentando um sujeito em desequilíbrio psíquico, caracterizado como um ser fragmentado, incapaz de equilibrar desejos e aspirações pessoais com a realidade. Embora desenvolvam este problema de forma diferente em suas obras, sustentamos a seguinte hipótese: tanto em Kierkegaard, quanto em Sá-Carneiro percebemos o problema da existência do ser humano enquanto busca por realizações que possam eliminar a experiência de incompletude que reside no interior do sujeito. Para enfrentar o problema da síntese, encarando o desespero, o homem deve tornar-se um si mesmo, com a fé a auxiliá-lo na tentativa de extirpar a enfermidade mortal. Em Mário de Sá-Carneiro, há a recorrência ao duplo, quando o sujeito se dispersa na tentativa de atingir a realização de algo, harmonizando imaginação e realidade. A presente dissertação objetiva apresentar como os autores desenvolvem este tema. Para o desenvolvimento do problema, tomaremos como obras principais os textos Temor e tremor (1843) e O desespero humano (1849) do filósofo dinamarquês e a narrativa A confissão de Lúcio (1913) do escritor português. Posteriormente, o trabalho incide para uma interpretação do conto “O homem dos sonhos”, de Sá-Carneiro, considerando o estádio estético como chave de leitura para o texto. Nesse estágio da análise, buscamos encontrar similaridades entre a personagem o Russo do conto de Sá-Carneiro, e Johannes, pseudônimo e autor de Diário de um sedutor (1843) que vivencia esta possibilidade de existência. Por fim, analisaremos duas personagens de A confissão de Lúcio ainda pela perspectiva do estádio estético da existência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Interno - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Externo à Instituição - LUIZIR DE OLIVEIRA - UFPI

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