Banca de DEFESA: LÍVIA MARIANA COSTA

DISCENTE: LÍVIA MARIANA COSTA
DATA: 24/01/2017
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: NARRATIVAS DIGITAIS: construção de propostas educativas para incentivo à leitura e escrita com uso de ferramentas digitais
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas Digitais. Formação de Professores. Leitura e escrita. Multiletramentos. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Os avanços tecnológicos influenciam diretamente a forma como nos comunicamos, contribuindo para a formação de múltiplas linguagens. Sendo assim, é função da escola assegurar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para utilizar a linguagem verbal e não verbal em práticas de multiletramentos. O desenvolvimento de tais práticas, no âmbito educacional, precisa ser repensado com o intuito de torná-las mais condizentes com a realidade social vigente. Nesse contexto, surgem as narrativas digitais, que compõem uma nova prática educativa advinda da combinação de histórias narradas com as tecnologias da informação e comunicação. Essas tecnologias possibilitam práticas de leitura, escrita e produção de textos, de acordo com a pedagogia de multiletramentos. Dessa forma, esta pesquisa visa analisar as potencialidades das narrativas digitais no processo de ensino e aprendizagem, através da metodologia de estudo de caso, tendo em vista aspectos qualitativos e quantitativos. Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca do tema, bem como uma revisão sistemática da literatura, que apresenta 20 trabalhos selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão, em língua portuguesa, disponíveis nos repositórios Scielo, CAPES e Google Acadêmico, e que destacam as potencialidades das narrativas digitais na prática educativa. O estudo de caso é realizado com graduandos do 8º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, utilizando técnicas de investigação qualitativa e quantitativa, como grupo focal e aplicação de questionário objetivo, respectivamente. Metodologicamente, os graduandos construíram e avaliaram a aplicabilidade de narrativas digitais voltadas para o incentivo à leitura e escrita de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como instrumentos de análise de dados um questionário que compila os conhecimentos prévios dos entrevistados acerca do tema e do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, além de uma ficha para a análise de propostas de narrativas digitais. A ficha foi elaborada a partir de um roteiro composto por elementos, que, de acordo com o referencial teórico, devem fazer parte da estrutura de uma narrativa digital.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNINTER