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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS ARAUJO RIBEIRO JUNIOR

2017-06-01 16:19:49.545

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS ARAUJO RIBEIRO JUNIOR
DATA: 27/06/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: EM BUSCA DA “AUTÊNTICA” MÚSICA NACIONAL: os discursos dialógicos polifônicos da crítica musical brasileira sobre a influência do jazz na MPB (1962-1970)
PALAVRAS-CHAVES: Jazz; Música Popular Brasileira; Jornalismo Cultural; Crítica Musical; Análise do Discurso.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O presente trabalho levanta discursos acerca da presença e influência do jazz na música popular brasileira, de maneira a perceber as diferentes representações sobre o gênero musical no chamado jornalismo cultural brasileiro, dando ênfase, principalmente, nos escritos de José Ramos Tinhorão e Tárik de Souza, entre os anos 60 e 70. A pesquisa enveredou pela análise do discurso, atentando para a produção bibliográfica dos autores e para os artigos por eles publicados em periódicos de grande circulação nacional, como o Jornal do Brasil. Nesse sentido, procura-se analisar, a partir de seus discursos, como se discute a relação entre jazz, música popular brasileira e identidade nacional. Para esse fim, a escolha dos críticos se deu, à priori, por perceber posições divergentes no trato com a influência da música norte-americana na cultura brasileira, sobre a qual esposam ideologias distintas ao estudar a bossa nova e seus derivados, como o sambajazz e o sambalanço. Vislumbrando a possibilidade de diálogo e afluência entre os campos estético e comunicacional, investiga-se em que medida tais discursos competiram para a institucionalização de uma determinada condição do jazz na música popular brasileira. Esta assertiva parte da constatação da inter-relação e diálogo entre os textos de cultura, seu público consumidor das camadas médias, os artistas/intelectuais da música popular, a indústria fonográfica e outros meios de comunicação, instâncias que legitimaram no período recortado o dualismo jazz versus samba, e, por conseguinte, por meio desse discurso dialógico polifônico, a criação de determinados parâmetros de autenticidade e qualidade musical. Por fim, o mapeamento dessas várias posições ideológicas – encampadas entre os caminhos da “tradição” e da “modernização” musical – trouxe como resultado, o entendimento de sua importância para a delimitação do habitus da MPB e, portanto, a compreensão de suas implicações culturais sobre o jazz no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA - UFPE
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL
Co-orientador - 528.593.128-20 - VERA LUCIA ROLIM SALLES - UFMA

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