Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA FONSECA TEIXEIRA

DISCENTE: ANDREIA FONSECA TEIXEIRA
DATA: 14/06/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Assistiva. Inclusão. Deficiência Visual. Educação Superior. Núcleo de acessibilidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Estudos apontam o uso de Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta imprescindível para a inclusão educacional de pessoas com deficiência. Propõe-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com o objetivo de investigar como o Núcleo de Acessibilidade da UFMA operacionaliza o uso de Tecnologia Assistiva em relação à inclusão de pessoas com deficiência visual. Esta investigação será de natureza quantitativa e qualitativa. O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (NUACE-UFMA), campus São Luís, será o cenário do estudo. A amostra será não probabilística por conveniência e constituída por 50% dos estudantes com deficiência visual atendidos no NUACE-UFMA que frequentam a partir do segundo período do curso de graduação e por profissionais que fazem parte do corpo técnico desse local e estão diretamente envolvidos com o atendimento de alunos com deficiência visual. Na coleta de dados e de informações serão empregados questionários e entrevistas semiestruturadas que serão aplicados aos indivíduos que farão parte da amostra e observação espontânea do cenário do estudo. Para análise quantitativa das variáveis observadas será empregada estatística simples por meio da utilização do programa computacional Microsoft Office Excel. Para o tratamento das informações coletadas será usado o método de análise de conteúdo tendo em vista uma melhor percepção do fenômeno estudado. Espera-se ampliar as discussões científicas sobre o uso da Tecnologia Assistiva para inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior, bem como, contribuir para maior reconhecimento da educação inclusiva como direito incondicional e como ferramenta contra a exclusão social.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LIVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UFMA