Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTONIO PINHEIRO

DISCENTE: LUIZ ANTONIO PINHEIRO
DATA: 14/06/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: AS VIAGENS DE ESTUDOS DA JOVEM ARISTOCRACIA MARANHENSE PARA A EUROPA NO SECULO XIX: e as transformações socioculturais implantadas em São Luís advindas das referidas viagens – A Companhia Anil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Elite. Transformações. Abastecimento d’água.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: As transformações sociais e urbanas ocorridas em São Luís no século XIX em decorrência da formação superior em Coimbra e em outras Universidades da Europa, dos jovens pertencentes as elites maranhenses. Transformações operadas em áreas da educação, saúde, agricultura, comunicação, indústria e urbanismo. Entretanto, dentre as intervenções urbanísticas para remodelar os logradouros públicos e garantir a salubridade da cidade e saúde dos citadinos, aborda-se o sistema de abastecimento d’água. Em um momento histórico, em que poucos domicílios possuíam água própria –poços, a grande maioria era abastecida por meios das fontes públicas e ou por intermédio do sistema de venda d’água de porta em porta com a utilização de carroças com pipas de madeira. E, as ideias trazidas da Europa por um jovem estudante graduação em Engenharia pela Écoles de Ponte de Calçadas de Paris, vai pôr em cheque esse sistema “primitivo” de abastecimento ao implantar um sistema mecânico de capitação, tratamento e distribuição d’água nas ruas e residências ludovicenses. Responsáveis por abastecer grande parte dos moradores, o que torna fundamental a consideração desse sistema para a compreensão da rejeição a nova ideia/proposta do jovem engenheiro. Dessa forma, a presente dissertação analisa os processos de transformação pelo qual passou a capital da Província e mais especificamente o sistema de abastecimento d’água proposto e implantado por Raimundo Teixeira Mendes, com o objetivo de trazer novas reflexões sobre as transformações ocorridas na cidade na segunda metade dos oitocentos, quando o fluxo de maranhenses para estudarem nas capitais europeias, aumentou e “quebrou” a hegemonia de Coimbra com único destino formativo superior. Porém, o trabalho tem dois pontos cruciais de análise. Sendo o primeiro, a Athenas Brasileira no âmbito social, econômico, cultural, político e educacional realizado em São Luís e na Europa com instrumento de unificação das elites. O segundo ponto da análise, aborda o retorno do velho continente, dos jovens estudantes, agora “doutores” e bachareis por tradicionais e renomadas Instituições de Ensino Superior; e as transformações operadas a partir de seus desembarque e introdução nas esferas de poder da Província, como única unidade de análise a Companhia Anil empreendimento responsável canalização das águas do Rio Anil para o abastecimento da cidade e o seu cenário de encalços e percalços sofridos mediante a forte oposição feita pelos senhores proprietários das antigas empresas de abastecimento artesanal de água da cidade no século XIX. Foi utilizado como principais fontes de pesquisa de três clássicos historiadores maranhenses, bem com os novos historiadores da história social maranhenses; os periódicos que circulavam no dezenove e os documentos manuscritos da Companhia Anil.
Externo ao Programa - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Presidente - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA