Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO

DISCENTE: FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO
DATA: 14/07/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:um estudo de caso qualitativo com alunos do ensino médio de São Raimundo Nonato-PI, entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial. Parque Nacional Serra da Capivara. Patrimônio Cultural.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: Este resumo trata-se de um esboço inicial da redação do trabalho, visto que o mesmo ainda é pesquisa em andamento para a obtenção do título de mestre no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, onde estuda-se a percepção sobre o Parque Nacional Serra da Capivara e do estudo sobre patrimônio cultural de alunos do 1º e 2º anos do Instituto Federal do Piauí, Campus São Raimundo Nonato, residentes em São Raimundo Nonato e entorno, cidades que compreendem as imediações do Parque Nacional Serra da Capivara. Destaca-se, também, a necessidade de perceber caminhos para a educação patrimonial através da utilização do parque como espaço educacional e cultural. Utiliza-se a metodologia do estudo de caso para maior aprofundamento de questões inerentes aos alunos, professores e às questões preservacionistas ligadas ao parque.A motivação, justificativa principal para este estudo se dá ao fato de que em sua maioria, os alunos da instituição de ensino médio estudada, Instituto Federal do Piauí, Campus São Raimundo Nonato, moradores da cidade de São Raimundo Nonato ou do seu entorno demonstraram, desconhecer a importância do parque para a região. O problema principal do estudo se dá na identificação do Parque Nacional Serra da Capivara, como espaço de educação patrimonial para os estudantes do município de São Raimundo Nonato e entorno.
Presidente - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM
Interno - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA