Banca de DEFESA: RAPHAELLA ABREU CARVALHO CORTEZ MOREIRA

DISCENTE: RAPHAELLA ABREU CARVALHO CORTEZ MOREIRA
DATA: 15/09/2017
LOCAL: Sala de aula 2 do PGCult
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo junto aos professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias de Informação e Comunicação. Formação docente. Prática docente.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: As mudanças ocorridas na sociedade, principalmente a partir do final da década de 1990 e início do século XXI, com a presença e o uso cada vez mais intenso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por pessoas e alunos, têm apresentado significativas possibilidades aos processos educacionais, bem como intensificado a necessidade de (re)discutir a prática docente nos níveis de ensino, em particular nos cursos superiores de licenciatura. Nesse contexto, o professor universitário deve ter conhecimentos e uma formação que incorpore as TIC em sua prática docente, uma vez que é o profissional responsável por orientar e formar seus alunos para atuarem frente à complexidade da sociedade contemporânea. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os usos das TIC por professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na prática docente. Para isso, realizou-se, inicialmente, uma revisão de literatura, a fim de buscar fundamentação teórica sobre a temática. Os principais autores utilizados foram Kenski (2012), Lévy (2010), Moran (2012), Peixoto (2009), Pimenta (2012), Sancho (2006), Tardif (2014), dentre outros. Para a realização da pesquisa, adotou-se como procedimentos metodológicos uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com método de abordagem quali-quantitativa, realizada com professores dos cursos de licenciatura do Campus São Luís “Cidade Universitária Dom Delgado” da UFMA. Para a coleta dos dados, foi aplicado questionário formulado com perguntas abertas e fechadas, analisadas por meio de análise estatística, para as questões fechadas, e análise de conteúdo, para as questões abertas, além de discutidas à luz do referencial teórico desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que os professores apresentam um perfil tecnológico de conhecimento e uso das TIC tanto no cotidiano social, quanto no docente. Todavia, esses conhecimentos não foram adquiridos em cursos de formação docente e não exploram as potencialidades pedagógicas das TIC, apresentando concepções e uso restritos à sua prática docente. No geral, os professores acreditam que o uso das TIC nos cursos de licenciatura pode gerar mudanças no ensino e nas práticas pedagógicas dos futuros professores.
Externo ao Programa - 2175196 - CLAUDIA MARIA PINHO DE ABREU PECEGUEIRO
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR