Banca de DEFESA: RENATA CAROLINE PEREIRA REIS MENDES

DISCENTE: RENATA CAROLINE PEREIRA REIS MENDES
DATA: 09/11/2017
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: o projeto “Protagonismo Juvenil e Cidadania” desenvolvido no CINTRA
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Interdisciplinaridade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Educação em Direitos Humanos na escola pública a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa fundamenta-se na visão progressista libertadora de educação e no pós-positivismo jurídico para analisar a experiência do Projeto Protagonismo Juvenil e Cidadania desenvolvido no Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA. Analisa os Direitos Humanos, a construção da noção que a envolve, sua origem e evolução no contexto global, cuidando ainda das suas dimensões conceituais. Trata da abordagem conceitual da Educação em Direitos Humanos, da fundamentação legal que a assenta e da sua orientação como ferramenta para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Apresenta a contextualização da Educação em Direitos Humanos no âmbito da referida escola pública do Estado do Maranhão, a partir da percepção do corpo docente e discente das séries finais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno, acerca da realização de um projeto didático interdisciplinar. A pesquisa teve natureza exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, empregando-se o procedimento da pesquisa de campo, realizando-se o levantamento do referencial teórico e bibliográfico com autores que tratam da temática, análise documental de instrumentos internacionais, pátrios e locais, bem como a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, além da observação direta no campo estudado. Os resultados desse estudo indicam que, embora o trabalho com o projeto didático interdisciplinar atenda as diretrizes nacionais, ainda é preciso refletir sobre a condução de sua prática para que professores e alunos se compreendam formados em/para a Educação em Direitos Humanos e se tornem verdadeiros atores sociais e propagadores de seus princípios.
Presidente - 1750734 - MONICA TERESA COSTA SOUSA
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA