Banca de DEFESA: LUIZ ANTONIO PINHEIRO

DISCENTE: LUIZ ANTONIO PINHEIRO
DATA: 07/12/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS NA SÃO LUÍS OITOCENTISTA, ADVINDAS DAS VIAGENS DE ESTUDOS DE JOVENS MARANHENSES PARA A EUROPA: caso da Companhia Anil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Jovens maranhenses. Abastecimento d´água. São Luís.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A evolução urbana da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, registrou transformações sociais e urbanas, no século XIX, operando em setores da educação, saúde, agricultura, comunicação, indústria e urbanismo em decorrência da atuação de jovens maranhenses formados em Universidades da Europa. Dentre as intervenções urbanísticas para remodelar os logradouros públicos e garantir a qualidade de vida dos citadinos, aborda-se o sistema de abastecimento d’água em um período no qual poucos domicílios possuíam água potável própria e a grande maioria era abastecida por meio das fontes públicas e do sistema de venda d’água, de porta em porta, com a utilização de carroças com pipas de madeira. As ideias trazidas do continente europeu pelo jovem engenheiro graduado na École des Ponts et Chaussées, de Paris, põem em xeque o modelo de abastecimento utilizado, para implantar um sistema mecânico de capitação, tratamento e distribuição d’água nas ruas e residências ludovicenses, o qual foi objeto de forte rejeição por parte dos proprietários das “empresas” de venda d’água que tinham como representantes Ana Jansen Pereira e Cunha Santos. No presente estudo, analisam-se os processos de transformação então registrados em São Luís, especialmente o sistema de abastecimento d’água proposto e implantado por Raimundo Teixeira Mendes, com o objetivo de trazer novas reflexões sobre as transformações ocorridas na cidade na segunda metade dos oitocentos, quando o fluxo de maranhenses para estudarem nas capitais europeias aumentou e “quebrou” a hegemonia de Coimbra como único destino dos maranhenses para obterem formação superior. O trabalho tem dois pontos cruciais de análise: a condição de São Luís por trás da Athenas Brasileira; e a Companhia Anil, empreendimento responsável pela canalização das águas do rio Anil para o abastecimento da cidade com os encalços e percalços decorrentes da forte oposição feita pelos proprietários das antigas empresas de abastecimento de água da cidade, desde o século XVIII. Como fonte de pesquisas foram utilizados primordialmente os documentos da Companhia Anil, Senado da Câmara de São Luís, além dos periódicos que circulavam naquele período, obras clássicas da historiografia maranhense, e os autores contemporâneos que estudam a história social oitocentista.
Externo ao Programa - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Presidente - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA