Banca de DEFESA: MARILIA MILHOMEM MOSCOSO MAIA

DISCENTE: MARILIA MILHOMEM MOSCOSO MAIA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: produções institucionais (RCNEI e BNCC)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gênero. Educação Infantil. Documentos educacionais institucionais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Nesta dissertação busco compreender como se produz o gênero pela via de documentos institucionais, que pretendem orientar e promover a execução de práticas educativas na área da educação infantil, tendo como base o RCNEI, os seus enunciados, prescrições e formas de trabalhar e experienciar as discussões de gênero e sexualidade na educação infantil e a nova BNCC que apaga totalmente estas discussões de seu texto. O RCNEI quando foi lançando, em 1990, apresentava certo ineditismo e tinha a intencionalidade de ser o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Foi o primeiro documento na época, a abordar temáticas referentes a gênero e sexualidade na educação infantil. Em contrapartida, a BNCC cuja proposta é também ser um Referencial Curricular para a educação básica evidencia um movimento de retrocesso ao não contemplar as temáticas de gênero. Proponho, um exercício denso de análise do documento citado, o RCNEI, com vistas a perceber elementos constitutivos da produção do gênero; como ali são produzidos e reiterados sujeitos, regras e normas que seriam indicadas para o trabalho pedagógico com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, num contexto designado como da “educação infantil”. Faço uso da desconstrução empreendida por Jacques Derrida, das contribuições de Judith Butler (1999;2016), Joan Scott (1995) e Teresa de Lauretis (1987) e dos estudos de Michel Foucault sobre a constituição de Discursos, Enunciados e Formação Discursiva em sua vinculação a campos específicos de saberes, produção de sujeitos e poder para a construção de uma narrativa sobre a normalização tanto do gênero quanto da infância em documentos oficiais destinados à escola e à prática educativa das/dos professoras/professores de educação infantil.
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Presidente - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA