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Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS ARAUJO RIBEIRO JUNIOR

2018-01-04 17:24:18.759

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS ARAUJO RIBEIRO JUNIOR
DATA: 16/01/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: POLIFONIA DE VOZES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA IMPRENSA: Um estudo sobre os discursos da crítica musical brasileira acerca da influência do jazz na MPB (1962-1970)
PALAVRAS-CHAVES: Jazz; Música Popular Brasileira; Jornalismo Cultural; Crítica Musical; Análise do Discurso.
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Essa dissertação analisa os discursos sobre o jazz na crítica de música brasileira, entre os anos 60 e 70. De forma central, busca-se compreender, por meio dos discursos da crítica musical, qual lugar o jazz ocupou no cenário de disputas simbólicas e tentativas de definição da música popular brasileira (MPB). Para tanto, no primeiro momento, procura-se identificar como o jazz e seus referenciais de musicalidade, estilo e expressão cultural foram lidos pela crítica musical brasileira. A partir disso, faz-se uma investigação sobre como a crítica interpretou e julgou a influência do jazz na MPB e, por fim, busca-se analisar de que forma os críticos procuraram sustentar e legitimar seus posicionamentos sobre essa influência. O corpus da pesquisa se constituiu pelo levantamento, contextualização e análise comparativa da produção de dois dos principais críticos musicais do período: Tárik de Souza e José Ramos Tinhorão. Consistindo em uma pesquisa de análise documental e bibliográfica, fez-se um mapeamento do conteúdo publicado por eles em veículos de grande circulação nacional como o Jornal do Brasil. Privilegiou-se, também, o material da Revista Civilização Brasileira, Veja, Rock, A História e a Glória, entre outras mídias. Optou-se pela análise qualitativa das fontes, utilizando conceitos bakhtinianos, como polifonia e dialogismo, a fim de atentar para as idiossincrasias nos enunciados de cada autor e suas inter-relações discursivas. Entendendo a crítica como um campo que produz sentidos e valores sobre a produção artística, valeu-se do conceito de habitus em Bourdieu. A análise traz o entendimento de que os críticos se embasaram em preceitos nacionalistas divergentes para tratar a influência do jazz na música brasileira, mas ambos se articularam em prol da “autenticidade” da MPB. Desta forma, compreende-se que, na tentativa de superar as influências externas e estabilizar os princípios de brasilidade da música popular, o discurso dos críticos se encampou entre os caminhos da “tradição” e da “modernidade”. Tais disputas tentaram, não apenas legitimar interpretações distintas sobre o jazz, na busca por uma delimitação identitária por meio da música popular, mas contribuíram, também, para o estabelecimento de uma condição normativa e regulatória sobre o uso desse gênero na música brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA - UFPE
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL
Co-orientador - 528.593.128-20 - VERA LUCIA ROLIM SALLES - UFMA

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