Banca de DEFESA: ANDREIA FONSECA TEIXEIRA

DISCENTE: ANDREIA FONSECA TEIXEIRA
DATA: 26/01/2018
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Assistiva. Inclusão educacional. Deficiência visual. Educação Superior. Núcleo de Acessibilidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Considerando-se que o uso de Tecnologia Assistiva (TA) amplia as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual, tornando-se importante para a inclusão educacional desses alunos, o presente estudo teve como objetivo investigar como o Núcleo de Acessibilidade da UFMA (NUACE-UFMA) operacionaliza o uso de Tecnologia Assistiva em relação à inclusão de pessoas com deficiência visual. Esta investigação do tipo exploratória e descritiva teve natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram gerados a partir da aplicação de questionários aos alunos com deficiência visual atendidos no NUACE-UFMA, realização de entrevistas com os profissionais do Núcleo diretamente envolvidos no atendimento desses alunos e observação desse local. Os dados gerados pelas questões fechadas dos questionários foram tratados por meio de estatística simples, mediante a utilização do programa computacional Microsoft Office Excel, os dados gerados a partir da aplicação de entrevistas e respostas dadas às questões abertas dos questionários foram tratadas com a utilização da análise do conteúdo. Os resultados revelaram que o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão vem desenvolvendo ações cruciais para a inclusão educacional dos alunos com deficiência. Constatou-se um grande esforço do Núcleo de Acessibilidade em atender às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, inclusive com a disponibilização de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva para esse público. Entretanto, alguns fatores dificultam uma melhor atuação do NUACE no atendimento desses alunos, tais como: a carência de equipamentos de Tecnologia Assistiva, espaço físico inadequado e a insuficiência do quadro de profissionais especializados. A partir do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021, percebe-se que a UFMA reconhece esses entraves e tem a intenção de resolvê-los, inclusive por meio de aquisição de recursos de TA para alunos com deficiência visual. Ainda assim, os resultados permitiram concluir que o Núcleo de Acessibilidade da UFMA, através da oferta de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva e outros serviços de apoio, é fundamental para a promoção da inclusão educacional do aluno com deficiência visual na educação superior.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARCELO MENDONÇA TEIXEIRA - UFRPE