Banca de DEFESA: ANA MARILIA LINS PONTES LEMOS

DISCENTE: ANA MARILIA LINS PONTES LEMOS
DATA: 23/04/2018
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da informação e comunicação. Educação corporativa. Formação continuada. Qualificação profissional.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A Educação Corporativa passou a se constituir um fator importante no posicionamento das organizações em relação à profissionalização de seus funcionários, direcionando o processo educativo em consonância com a cultura organizacional para obter capital intelectual compatível com as necessidades inerentes ao seu desenvolvimento, ocasionando, com isso, uma mudança de paradigma nessa área. Assim, a organização busca seu desenvolvimento, sua rentabilidade e maior produtividade possível a partir da qualificação do seu profissional, fornecendo a ele meios para se desenvolver, visto ser a educação um bem inalienável, principalmente para o mercado de trabalho. No contexto, este estudo teve por objetivo geral investigar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram na Educação Corporativa dos egressos do Curso de Especialização em Gestão Pública (EaD), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ofertado aos seus servidores, no período de 20/07/2015 a 31/10/2016. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, utilizando-se de uma abordagem quanti/qualitativa, com 30 (trinta) participantes egressos do referido Curso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e questionário contendo perguntas fechadas e abertas. Os resultados sinalizam que os egressos entendem como relevante a educação corporativa e veem o Curso de Gestão Pública como importante para a qualificação dos funcionários, resultando em melhores serviços oferecidos pela instituição, bem como os que são recebidos pela comunidade. Com relação à utilização das TIC pelos egressos, quando da realização do Curso em Gestão Pública, foram constatadas limitações, aparecendo como sugestão que nos próximos cursos haja um nivelamento relacionado às TIC; seja informado aos funcionários a relevância da educação continuada; criação de mecanismos para que não haja um descompasso entre a quantidade de funcionários passíveis de fazer o curso, o número de inscritos e o número de concludentes; melhorar a qualidade de cursos futuros; disciplinar o envolvimento dos servidores nos cursos na modalidade a distância, criando formas de fornecer um nivelamento no conhecimento e desenvolvimento das habilidades em lidar com as tecnologias da informação e comunicação, antes mesmo do início do curso. E que os próprios egressos do curso passem a se reconhecer como elementos ativos na melhoria de futuros cursos que a universidade venha a realizar dentro da proposta de educação corporativa.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA - UFPB