Banca de DEFESA: VANDA MARIA MENDES FREIRE

DISCENTE: VANDA MARIA MENDES FREIRE
DATA: 10/05/2018
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo
PALAVRAS-CHAVES: Educação Continuada. Longevidade. Longevo. Gerontologia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de longevos sobre os efeitos decorrentes da sua participação no Programa de Educação Continuada da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão. O fenômeno do envelhecimento acontece em um contexto em que a redução das taxas de natalidade e fecundidade vêm modificando a pirâmide etária da população brasileira. Atualmente, a participação do longevo em um novo contexto é uma condição relevante para um bom viver, participando e assumindo funções ativas, além de afrontar os desafios que procuram representar negativamente esse público. No Brasil, atualmente, existem inúmeras instituições de ensino superior que desenvolvem programas de educação continuada, as Universidades Abertas para a Terceira Idade em educação. Configuram-se, por exercerem uma função relevante possibilitando ao longevo vivenciar e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea. Portanto, o estudo aqui tratado aborda o objeto da pesquisa na perspectiva qualitativa e, para se alcançar os objetivos, o procedimento metodológico adotado será a entrevista semiestruturada. Participarão da pesquisa, 13 (treze) longevos do Programa de Extensão da Universidade Federal do Maranhão – Universidade Integrada da Terceira Idade - UNIT/UFMA. A pesquisa está fundamentada por meio de Revisão de Literatura sobre considerações do envelhecimento e as terminologias utilizadas para designar a pessoa que acumula muitos anos de vida ao longo das últimas décadas. Os resultados desse estudo demonstraram que para esses longevos a idade deixou de ser empecilho, o longevo não só pode, como deve continuar a frequentar ambiente acadêmico; superar dificuldades, encarrar desafios e vislumbrar novas possibilidades para suas vidas. Percebemos que o retorno à sala de aula tem uma importância intangível para os docentes entrevistados. Constatamos a importância do papel da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão na preparação de alunos longevos para o envelhecimento ativo, haja vista os alunos apresentam-se positivos, motivados a continuarem a aprender ao longo de suas vidas, por sentirem-se cidadãos inseridos, integrados a sociedade.
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM