Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN CARLOS DA SILVA MONTEIRO

DISCENTE: JEAN CARLOS DA SILVA MONTEIRO
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O avanço da globalização, da web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como ferramenta pedagógica para que o aluno saiba lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Dessa forma, este estudo investiga as potencialidades das Narrativas Hipertextuais como metodologia no processo de aprendizagem junto aos alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio São Luís, da cidade de São Luís do Maranhão, por meio de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma Experiência de Aprendizagem Mediada. Paralelamente, apresenta-se uma Revisão de Literatura sobre a Cultura e Sociedade do Século XXI, o Jornalismo na Sociedade da Informação e as Narrativas Hipertextuais, e uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em que busca-se identificar todos os estudos que abordem a utilização de Narrativas Hipertextuais na Educação Superior para embasar teoricamente esta experiência.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNINTER