Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA

DISCENTE: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
DATA: 13/06/2018
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS DOCENTES: um estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão no Município de Alcântara
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação Docente. Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão – PROFEPMA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A educação patrimonial é um processo imprescindível que conduz à preservação do patrimônio cultural, por isso faz-se necessária a formação docente no intuito de preparar os professores para o desenvolvimento de práticas educativas referentes às questões patrimoniais. Assim, esta pesquisa visou investigar os impactos do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão – PROFEPMA – nas práticas docentes voltadas para a preservação do patrimônio cultural de Alcântara. Para tanto, inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca do desenvolvimento do conceito de patrimônio num contexto histórico, político e social, bem como sobre as leis que amparam a sua proteção e ainda acercadas relações existentes entre cultura, identidade, patrimônio cultural e educação patrimonial. Algumas experiências, realizadas no Brasil, envolvendo a educação patrimonial, também foram relatadas. Posteriormente, buscou-se um entendimento acerca das práticas educativas e suas influências sobre a educação patrimonial, dando um enfoque para a formação docente. Em seguida, descreveu-se Alcântara e seu patrimônio cultural, assim como as fases de planejamento, organização, implantação, monitoramento e avaliação do PROFEPMA a fim de dar subsídios para a compressão acerca da metodologia de pesquisa escolhida. Esta se classifica em bibliográfica, documental e de campo quanto aos meios, exploratória e descritiva quanto aos fins, na perspectiva de Vergara (2013) e ainda em qualitativa quanto à abordagem, na perspectiva de Godoy (1995), utilizando-se a análise de conteúdos, proposta por Bardin (2011) para analisar as falas dos sujeitos entrevistados. Os mesmos correspondem a Professores Qualificados, Professores Formadores, Tutores e membros da Equipe Técnico-pedagógica do PROFEPMA, escolhidos pelos métodos de amostra por acessibilidade (VERGARA, 2013) e por saturação (MORSE, 2000, apud, GIL, 2016). Dessa forma, este trabalho torna-se relevante, uma vez que traz contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e a implantação de programas de formação continuada docente voltados para a educação patrimonial e a consequente preservação do patrimônio cultural. Para isso, são deixados registros, contendo os benefícios e as dificuldades encontrados quando da realização do PROFEPMA. Percebeu-se que, embora com alguns entraves, por meio do PROFEPMA foi possível trazer conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Alcântara para professores e alunos da Rede Municipal de Educação, despertando nestes um sentimento de pertencimento e de zelo por esse patrimônio. Porém, a não continuidade deste programa fez com que as práticas educativas de muitos professores não mais focassem esta tão rica temática, prejudicando assim o processo de preservação do patrimônio local.
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA