Banca de QUALIFICAÇÃO: PERLA MARIA BERWANGER

DISCENTE: PERLA MARIA BERWANGER
DATA: 28/06/2018
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: O SMARTHPHONE NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Smartphone. Aplicativos digitais móveis. Mobile learning. Curso de graduação em Administração. Processos de ensino aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O uso de dispositivos móveis e de diversos tipos de software aplicativos, aos poucos se aproximam do ambiente educacional, mesmo que em alguns contextos, essas tecnologias ainda estejam desarticuladas das dinâmicas e objetivos das atividades pedagógicas. Dentro dessa contexto apresentamos a pergunta norteadora da pesquisa: Como as tecnologias digitais móveis estão sendo utilizadas nos processos ensino-aprendizagem em curso de graduação em Administração na UFMA? A pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade do smartphone nos processos de aprendizagem no curso de administração da UFMA. O referencial teórico utilizado para embasar nossa pesquisa são autores que estudam a temática de Educação e tecnologia suportadas pelo uso do smartphone: Pretto (2013); Toffler (2002); Castells (2002); Siemens (2004, 2006); Prensky (2004, 2006); Lisbôa (2013); Santaella (2012); Moura (2010); Kenski (2012); Farias e Arruda (2013) Carvalho (2015); Sousa (2016); Coutinho (2013, 2010); Gomes (2018); entre outros. A pesquisa se enquadra campo Interdisciplinar, na aproximação entre as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Administração e Educação respectivamente. Para tanto, trabalharemos com a amostra não probalística por conveniência: todos os discentes matriculados no 7° e 8° período do ano 2018, no Campus da Universidade Federal do Maranhão, “Cidade Universitária Dom Delgado”, em São Luís – MA. Participarão também, o professor responsável pela coordenação da graduação em Administração e os docentes responsáveis pelas disciplinas de Contabilidade e Logística. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, o método de apoio é de natureza mista (quantitativa/qualitativa). Em nossa experiência utilizaremos três aplicativos em sala de aula, o Edpuzzle, para elaboração e edição de vídeos; o ActivetexBook, para dar dinâmica aos documentos/arquivos com extensão (.pdf) e o Kahoot, para realização dos processos de avaliação da aprendizagem por meio de Quizzes. Para a coleta de dados junto à nossa amostra, utilizaremos as fichas de observação, questionários fechados e de múltipla escolha e entrevista. Como resultados iniciais, compreendemos até o momento, que as pesquisas realizadas no âmbito da educação com uso do smartphone, são apresentadas como experimentos e não mostram a integração efetiva desse dispositivo móvel no contexto da sala de aula.
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - UFAL
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR