Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DE SOUSA LOPES

DISCENTE: ANA PAULA DE SOUSA LOPES
DATA: 20/06/2018
LOCAL: Sala da coordenação do PGCult
TÍTULO: A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: concepção e avaliação de um portal educacional para auxiliar a prática docente São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Formaçãodocente. Portal educativo. Validação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O movimento da educação inclusiva tem representado um desafio para a educação superior, justificando uma forte necessidade de estudos aprofundados na área e de aprimoramento profissional na educação para efetivar a inclusão do aluno com deficiência nas instituições superiores de ensino, quanto à adaptação de materiais, metodologias e avaliações. Partindo desse contexto, os recursos de Tecnologia Assistiva, relacionados à área de informática, favorecem a comunicação e abrem novas possibilidades às pessoas com deficiência. Nesse sentido, torna-se fundamental instrumentalizar os docentes universitários para que possam facilitar o acesso ao aprendizado aos alunos inclusos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa objetiva conceber um portal educacional sobre o uso da Tecnologia Assistiva (TA), voltado para os professores da educação superior para atuarem junto aos alunos com deficiência. A meta de impacto será a contribuição para o núcleo de acessibilidade da UFMA (NUACE), enquanto apoio para os professores. Assim, o portal em elaboração será validado por peritos da área que confirmarão se o portal pode contribuir com a prática educativa inclusiva de docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa baseia-se num modelo metodológico designado de Metodologias de Desenvolvimento, que se aplica à investigação no domínio da Tecnologia Educativa, com método de abordagem quanti-qualitativo, cujas abordagens sustentarão o processo de validação do protótipo. E para a coleta de dados, serão aplicados questionários para o teste de usabilidade e conteúdo do portal composto por uma série de questões de escolha múltipla e abertas a serem enviadas aos peritos da área, além de entrevista dirigida à coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA, que serão analisados por meio de análise estatística e análise de conteúdo, e discutidos à luz do referencial teórico dessa pesquisa. Pretende-se contribuir com o NUACE e com a educação especial na educação superior, perpassando por reflexões a respeito da tecnologia assistiva e das práticas pedagógicas dos docentes universitários, no que tange ao apoio à inclusão de alunos com deficiência.
Externo à Instituição - JAIME EMANUEL MOREIRA RIBEIRO - IPLEIRIA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR