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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DA SILVA E SILVA

2018-05-25 11:59:05.459

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DA SILVA E SILVA
DATA: 22/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NA IMPRENSA MARANHENSE: a Revista do Norte (1901-1906)
PALAVRAS-CHAVES: Revista do Norte; Revistas Ilustradas; Maranhão; fotografia.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa realiza uma investigação sobre a Revista do Norte, uma publicação de literatura e arte, ilustrada com fotografias, produzida e impressa no Maranhão, por Antônio Lobo e Alfredo Teixeira, com duração de cinco anos, entre 1901 e 1906. O escopo deste trabalho é saber que propósitos orientaram os editores na elaboração da Revista e quais foram os critérios utilizados por eles na seleção desse material fotográfico. O trabalho contextualiza a Revista do Norte e seus realizadores na história da imprensa ilustrada, não só maranhense, mas brasileira, no final do século XIX e início do XX, com destaque para alguns periódicos ilustrados publicados no Maranhão, aliado ao desenvolvimento tipográfico e do progresso dos processos técnicos de reprodução e impressão de imagens. O destaque é para a tipogravura Teixeira e o trabalho gráfico realizado na revista. Compreender, portanto, qual o conceito e representação de cidade, que a revista queria passar através das fotografias escolhidas para ilustrar a publicação. Para isso, foi necessário identificar e analisar o cenário social, político, econômico e cultural em que a cidade estava imersa naquele início de século XX. A revista foi gerada a partir de um dos projetos articulados por um grupo de intelectuais maranhenses autodenominados os Novos Atenienses (1890-1930), sobre a circunstância de decadência econômica e cultural da cidade de São Luís no final do XIX e início do XX. Este grupo queria apresentar uma reação transformadora deste cenário e retomar a forja do discurso de passado glorioso, de riqueza material, cultural e, sobretudo, literário, daquela geração criadora do epíteto da Atenas Brasileira. Para o entendimento da criação mitológica da Atenas Brasileira, recorremos à explicação crítica dos discursos criados e perpetuados ao longo dos séculos, baseado, principalmente, nos estudos de Borralho (2011) e Martins (2006). Por fim, será realizada a análise das fotografias da revista, previamente escolhidas por um recorte temático, com base na metodologia proposta pelas historiadoras Vânia Carneiro e Solange Lima, baseado num diálogo entre Fotografia e História, confrontando essas imagens com a realidade urbana da cidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA REGINA BARROS RÊGO LEAL - UFPI
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

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