Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH CORREA DA SILVA

DISCENTE: ELIZABETH CORREA DA SILVA
DATA: 03/07/2018
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: experiência de uso em contexto digital
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais. Ensino de Língua Adicional. Ensino-Aprendizagem de Espanhol. Material Didático Digital. Multiletramentos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Considerando que as atividades de leitura e escrita não se limitam a uma ação linguística e cognitiva, mas consistem também em uma forma de estar no mundo e agir sobre ele, é imprescindível que os alunos estejam aptos a interagir com textos em outras línguas, mobilizando recursos que garantam a construção de sentidos em diferentes gêneros e suportes, e, ainda, em integrações de variados formatos, presentes também no meio digital. Nesse sentido, é necessário criar oportunidades para que o educando se identifique com a língua adicional e com as práticas que se constroem no interior das sociedades que a utilizam, contemplando desenvolvimento de habilidades que possibilitam a compreensão dos discursos das diferentes mídias,culturas, funcionalidades e sentidos. Estes, por sua vez, são produzidos nos mais diversos textos que circulam na sociedade global. Desse modo, buscamos com esta pesquisa analisar potencialidades do material didático digital em práticas pedagógicas, considerando o processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional.A investigação articula o arcabouço teórico acerca da Linguagem, Tecnologias Digitais e Educação, e utiliza como critério para seleção do referencial a sua repercussão no contexto acadêmico e o alinhamento com o tema em questão. Para tanto, a pesquisa, de caráter exploratória e descritiva, adotará uma abordagem mista de análise (quantitativa/qualitativa). Serão utilizados como instrumentos para coleta de dados a observação participante, a aplicação de questionário e a realização de entrevista focalizada com alunos de uma escola da Rede Federal de ensino na cidade de São Luís/MA. Acreditamos ser relevante pensar as práticas de linguagem e multiletramentos em línguas adicionais, de modo a reconhecer e a concretizar propostas que estejam de acordo com a realidade dos educandos e que os aproximem do contato com ferramentas digitais no contexto educacional, promovendo uma aprendizagem desafiadora, pautada na interatividade, colaboração e resolução de problemas.
Externo à Instituição - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO - CEFET/MG
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR