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Banca de QUALIFICAÇÃO: EZENILDE ROCHA MENDES

2018-06-08 16:57:49.307

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EZENILDE ROCHA MENDES
DATA: 25/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Grupo de Pesquisa
TÍTULO: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DO DISCENTE/BENEFICIÁRIO NO PROGRAMA PERMANÊNCIA – UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil. Educação Superior. Pobreza. Monitoramento. Avaliação.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação tem por objetivo analisar a assistência estudantil da UFMA, a partir da percepção dos gestores e implementadores do Processo de Monitoramento/Assessoramento e Avaliação do Desempenho Acadêmico do Discente/Beneficiário no Programa Permanência - UFMA. Propõe-se identificar os aspectos relevantes da implementação desse programa para a garantia da permanência do discente em vulnerabilidade socioeconômica na educação superior, em tempo hábil para conclusão de curso. O Programa Permanência - UFMA é vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e implementado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES/UFMA). A metodologia desta pesquisa está fundamentada em um estudo de caso de natureza qualitativa e avaliativa, baseada em leituras e revisões bibliográficas sobre a política de educação superior, de forma interdisciplinar com a política de assistência estudantil e em conteúdos inerentes à temática. Baseia-se ainda em análises documentais da política de assistência estudantil da UFMA, especialmente do Programa Permanência - UFMA, considerando o processo de monitoramento/assessoramento e avaliação do desempenho acadêmico de discentes/beneficiários no Programa Permanência-UFMA. Serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com gestores, equipe técnica e ou técnicos implementadores da política de assistência estudantil, lotados na PROAES/UFMA. Visa-se, assim, verificar as contribuições e ou estratégias propositivas para garantir a permanência do discente, em vulnerabilidade socioeconômica, na educação superior, baseada na democratização e promoção da justiça social. A interpretação e avaliação de documentos e dos dados coletados da pesquisa serão fundamentadas em uma análise de conteúdo, conforme a teoria de Bardin (2011).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3212781 - MARLI ALCANTARA FERREIRA MORAIS
Co-orientador - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

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