Banca de DEFESA: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA

DISCENTE: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
DATA: 15/01/2019
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS DOCENTES: um estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão no Município de Alcântara
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação Docente. Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão (PROFEPMA).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A educação patrimonial é um processo imprescindível que conduz à preservação do patrimônio cultural, por isso faz-se necessária a formação docente no intuito de preparar os professores para o desenvolvimento de práticas de ensino referentes às questões patrimoniais. Assim, esta pesquisa visou investigar os impactos do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão (PROFEPMA) nas práticas docentes voltadas para a preservação do patrimônio cultural de Alcântara. Para tanto, inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca do desenvolvimento do conceito de patrimônio num contexto histórico, político e social, bem como sobre as leis que amparam a sua proteção e ainda acerca das relações existentes entre cultura, identidade, patrimônio cultural e educação patrimonial. Algumas experiências, realizadas no Brasil, envolvendo a educação patrimonial, também foram citadas. Posteriormente, buscou-se um entendimento acerca das práticas de ensino e suas influências sobre a educação patrimonial, dando um enfoque para a formação docente. Em seguida, descreveu-se Alcântara e seu patrimônio cultural, assim como as fases de planejamento, organização, implantação, monitoramento e avaliação do PROFEPMA a fim de dar subsídios para a compressão acerca da metodologia de pesquisa escolhida. Esta se classifica em bibliográfica, documental e de campo quanto aos meios, exploratória e descritiva quanto aos fins, na perspectiva de Vergara (2013) e ainda em qualitativa quanto à abordagem, na perspectiva de Godoy (1995), utilizando-se a análise de conteúdos, proposta por Bardin (2011) para analisar as falas dos sujeitos entrevistados. Os mesmos correspondem a Professores Qualificados, Professores Formadores, Tutores e membros da Equipe Técnicopedagógica do PROFEPMA, escolhidos pelos métodos de amostra por acessibilidade (VERGARA, 2013) e por saturação (MORSE, 2000 apud GIL, 2016). Dessa forma, este trabalho torna-se relevante, uma vez que traz contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e a implantação de programas de formação continuada docente voltados para a educação patrimonial e a consequente preservação do patrimônio cultural. Para isso, são deixados registros, contendo os benefícios e as dificuldades encontrados quando da realização do PROFEPMA. Percebeu-se que, embora com alguns entraves, por meio do PROFEPMA foi possível trazer conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Alcântara para professores e alunos da Rede Municipal de Educação, despertando nestes um sentimento de pertencimento e de zelo por esse patrimônio. Porém, a não continuidade deste programa fez com que as práticas de ensino de muitos professores não mais focassem esta tão rica temática, prejudicando assim o processo de preservação do patrimônio local.
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA